A Escola Secundária Jaime Moniz, herdeira de um notável legado educacional e cultural, que remonta ao ano de 1837, ano da instalação do Liceu Central do Funchal, afirma-se, hoje, no panorama educativo da Região Autónoma da Madeira, como uma Escola de prestígio e de qualidade.

Dando continuidade à sua história e à sua cultura, baseando-se no seu lema “Tradição e Inovação”, a Escola Secundária Jaime Moniz pretende continuar a ser uma referência no ensino de qualidade que ministra e uma aposta na defesa dos princípios e valores que regem a educação, alicerces fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, consciente e interventiva.

Conta com um quadro de docentes estável, de elevada qualidade e experiência profissional e de trabalhadores não docentes empenhados e responsáveis, assim como recursos físicos e materiais que lhe permite receber todos os anos um elevado número de alunos.

Para responder ao perfil do aluno do século XXI, a escola pretende modernizar-se, criando ambientes inovadores de aprendizagem, a fim de que os seus alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes, preparando-os para um mundo em constante mudança.

A Escola foi distinguida com a visita de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 02 de novembro do ano de 2018, que lhe concedeu o título de Membro Honorário da Ordem de Instrução Pública.